Cronicas da actualidade

Friday, September 01, 2006

Osama bin Laden

Usāmah bin Muhammad bin `Awad bin Lādin (10 de Março de 1957 ou 30 de Julho de 1957) (árabe: أسامة بن محمد بن عود بن لادن), comumente conhecido como Osama bin Laden[1] (أسامة بن لادن), é um militante saudita armado pela CIA durante a guerra fria para combater as tropas da antiga URSS durante a invasão ao Afeganistão. Tornou-se chefe da Al-Qaeda, uma organização islamita com o objetivo de eliminar a influência de países estrangeiros em nações islamitas. Especula-se que tal organização está envolvita em diversos atentados terroristas. É procurado pelo FBI devido aos atentados de 11 de Setembro nos EUA, embora não existam provas suficientes de tal.
É membro da abastada bin Laden, que o renegou publicamente em 1994, pouco antes do governo da Arábia Saudita lhe retirasse a cidadania, e anos antes dos ataques de 11 de Setembro de 2001.
Em 7 de Agosto de 1998, após a explosão de 2 embaixadas americanas por 2 carros-bomba, em cada um, no Quênia e Tanzânia, que mataram no total de 256 e feriram 5100, ao ser apontado no mesmo dia pelo governo dos Estados Unidos (EUA) como o principal suspeito, Osama bin Laden se tornou um terrorista conhecido rapidamente, pois até então era desconhecido pelo mundo, mas não o nome do grupo terrorista e sim como "o milionário terrorista Osama bin Laden".
O governo dos Estados Unidos da América indicou bin Laden como o principal suspeito dos ataques de 11 de setembro, que causaram a morte de ao menos 2752 pessoas, embora ele não tenha sido formalmente acusado, mas ele assumiu os atentados uma semana antes das eleições dos EUA em 2 de Novembro de 2004. Só mesmo depois dos atentados de 11/9, é que a Al-Qaeda foi conhecida. Acredita-se que atualmente esteja escondido em algum lugar da fronteira montanhosa entre o Afeganistão e o Paquistão.

1 Comments:

Blogger MDA said...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Osama_bin_Laden

7:19 AM  

Post a Comment

<< Home